Análise: boi gordo, bezerro e milho

Boi Gordo

Segundo o indicador CEPEA/B3 o indicador do boi gordo fechou o mês de junho em nova queda. Apesar de uma reação de valorização na última semana do mês a média mensal do período foi de 220,70 reais/@, 2,74% de queda em relação ao mês anterior e 11,29% ao mesmo período do ano passado. No fechamento do semestre a commodity desvalorizou cerca de 28,95 reais/@.

Olhando para o futuro a tendência a partir do segundo semestre é de que o mercado volte a valorizar. No fechamento do pregão de 02/07, os contratos para julho estão apontando 234,25 reais/@, 4% acima do indicador do mercado para o mesmo dia. Já os próximos meses o mercado futuro está cotado em 238,75 para agosto e 241,00 para setembro.

Bezerro

No mercado de reposição também houve desvalorização do bezerro segundo os dados do CEPEA. Nas praças do Mato Grasso do Sul a cotação fechou junho com uma média mensal de 2.063,02 reais /cbs; 213,48 reais/kg.

Um pouco diferente do cenário do boi gordo, quando comparamos com o mês anterior e o mesmo período do ano passado a desvalorização foi em uma menor magnitude, 1,35% em relação ao mês de maio e 5,66% vs. o mesmo período do ano anterior.

Passando para as praças paulistas, o bezerro fechou junho em uma média mensal de 1.949,33 reais/ cbs, desvalorização de 2,69%MoM e 2,16%YoY.

Milho

Assim como o mercado do boi e do bezerro o milho apresentou desvalorização tanto no mês de junho como no fechamento de semestre. O indicador Esalq/Cepea apresentou uma média mensal no mês passado de 57,86 reais/sc, recuo de 1,81% em relação ao mês de maio. Por outro lado, quando comparamos com o mesmo período do ano passado a commodity apresentou uma valorização de 5,13%.

Assim como o boi gordo, o mercado futuro também apresenta uma tendência de valorização nos preços para os próximos meses. O pregão de 02/jul apontou para setembro a saca de milho cotada a 59,56 reais e para novembro 63,13 reais.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Valorizamos sua privacidade

Ao utilizar nosso site, você manifesta sua ciência e consentimento aos termos de nossa política de proteção de dados.